COVID-19

Estamos concentrando nossos esforços nos exames de diagnóstico para COVID-19.

Consulte os exames disponíveis:

 

- EXAME PCR e PCR 24 HORAS:

 

Considerado o “padrão ouro” ou “padrão de referência”, o RT-PCR é o exame que identifica o vírus e confirma a COVID-19. Para isso, o teste busca detectar o RNA do vírus através da amplificação do ácido nucleico pela reação em cadeia da polimerase.

O exame PCR 24 horas é realizado para máxima urgência no resultado do exame.

Já o exame PCR tem seu resultado finalizado em até 4 dias úteis.

Agende o seu exame, seja qual for a sua necessidade clicando aqui!

As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta). A abordagem do exame, no momento, é do profissional de saúde que está atendendo no laboratório.

Se o vírus Sars-CoV-2 for pesquisado muito precocemente após o contato suspeito, o indivíduo pode estar infectado, mas ainda sem vírus detectável (resultado de RT-PCR falso-negativo). O mesmo resultado pode ser encontrado se a amostra for coletada após o desaparecimento do vírus (mais de 3 semanas de doença).

O resultado falso-negativo ocorre quando o teste deveria ser positivo porque o indivíduo possui COVID-19, mas é negativo. O falso-positivo, ao contrário, é quando teste deveria ser negativo porque o indivíduo não possui o vírus, mas o resultado é positivo.

O exame será avaliado pelos nossos responsáveis, podendo ser solicitados novamente ou também a realização de outros exames, a fim de maior eficácia no diagnóstico final.

- SOROLOGIA (IGM e IGG, IGA e IGG, Algoritmo Sorológico e Anticorpos Totais):

 

Enquanto o RT-PCR deve ser realizado no início da doença, os testes sorológicos são feitos a partir da segunda semana, quando a quantidade de vírus diminui progressivamente e o indivíduo produz anticorpos contra o vírus, principalmente das classes IgG e IgM.

Os anticorpos da classe IgM são mais precoces, e podem ser detectados a partir da 2ª semana de infecção.

Já os da classe IgG aparecem mais tardiamente, geralmente após 14 dias da infecção, e persistem por mais tempo. Os testes de sorologia tradicional para identificar os anticorpos são obtidos nas amostras de soro após punção venosa, realizada em laboratório.

Medidas de Contole

Estudos sugerem que os anticorpos só são desenvolvidos após a segunda semana após o início dos sintomas. Por isso, a OMS não recomenda o uso de testes rápidos sorológicos na prática clínica. Isso porque o diagnóstico de anticorpos só será possível em uma fase de recuperação do paciente, o que pode ser tarde para uma intervenção clínica ou interromper a transmissão da doença com medidas como o isolamento.

 

O uso de testes sorológicos, até o momento, é mais indicado para auxiliar a identificar grupos ou populações que já tiveram contato com o vírus. Assim, o gestor de saúde pode, por exemplo, avaliar a população ou grupo de risco para adotar medidas de controle. 

Agende o seu exame, seja qual for a sua necessidade clicando aqui!

© 2020 GERO Clínica Médica Integrada. Todos os direitos reservados.